top of page
entrar
LIVROS
clubes
EVENTOS
agenda
VÍDEOS
quem somos
contato
EVENTOS online
Os eventos online ficam gravados e você pode assistir quanto quiser :)
Livraria Baleia
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
01:09:41
Lançamento: "Antes de dar nomes ao mundo" de Adriana Lisboa
LIVE DE LANÇAMENTO📣 🗓️ 06/05, terça, às 19h Canal da Livraria Baleia no YouTube Transmissão ao vivo Conversa com Adriana Lisboa (autora), Aline Aimée (poeta e mediadora de leitura) e Prisca Agustoni (poeta, tradutora e professora). Mediação de Nanni Rios (jornalista, produtora cultural e curadora da Baleia). "Antes de dar nomes ao mundo" é o quinto livro de poesia de Adriana Lisboa. São versos que contemplam a passagem do tempo, a transitoriedade da experiência e a ética das relações do humano com o não humano, temas presentes em anteriores trabalhos poéticos e ficcionais da escritora carioca. Segundo Edimilson de Almeida Pereira, em seu texto de orelha: “Num período histórico acossado pelo abandono e a violência, Antes de dar nomes ao mundo soa como um livro de sabedoria; recusa a eloquência e o dogmatismo para valorizar, com discrição, a relevância do sujeito autocrítico. Não por acaso, nas ‘Variações sobre um tema de Li Po’, a poeta nos lembra do risco inerente àquilo que existe, incluindo a linguagem e o conhecimento – ‘todo este meu discurso/ consignado ao chão’. Ciente de que ‘existir é um sinal de menos’ e é também júbilo pela floração do sentido, Adriana Lisboa prenuncia uma certa beleza a ser compreendida e, talvez, nomeada.” #eventogratuito #lançamento #adrianalisboa #poesia
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
01:11:17
Lançamento: "Zona cinza" de Victor Hermann
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
01:20:02
Lançamento: Pequenas coisas como estas, de Claire Keegan
LIVE DE LANÇAMENTO📣 Uma conversa com quatro convidadas especiais sobre “Pequenas coisas como estas”, romance de Claire Keegan. O evento acontecerá no Canal da Livraria Baleia no YouTube e terá a participação de Bárbara Bom Angelo (jornalista), Luci Collin (escritora) e Maria Rita Viana (professora, pesquisadora de estudos irlandeses e tradutora). Mediação de Nanni Rios (jornalista, produtora cultural e curadora da Baleia). — — — — ✨Sucesso de público e crítica, “Pequenas coisas como estás” foi finalista do @thebookerprizes 2022 e do Rathbones Folio. Este romance de Keegan também figura na lista dos 100 Melhores Livros do século XXI, recém-divulgada pelo @nytbooks. 🔎Ambientada na Irlanda de 1985, a história gira em torno de Bill Furlong, comerciante de carvão e madeira, filho de mãe solo, que leva uma vida simples com a família. Nas semanas que antecedem o Natal, época em que Furlong mais trabalha no ano, ele faz uma descoberta perturbadora, ao fazer uma entrega no convento local, sobre as jovens mulheres que ali vivem. A revelação o obriga a enfrentar as consequências morais e sociais de suas ações numa comunidade profundamente conivente com a Igreja Católica e os silêncios impostos por seu poder. Tradução de Adriana Lisboa (@rakushisha). ✍️Autora de romances e contos aclamados internacionalmente, Claire Keegan nasceu na Irlanda em 1968 e sua obra já foi publicada em mais de trinta idiomas. Keegan já publicou em veículos como ‘The New Yorker’, ‘Granta’ e ‘The Paris Review’. Conquistou, ainda, o Prêmio Orwell de Ficção Política e o Prêmio Kerry de Romance Irlandês no mesmo ano. Conhecida por sua prosa concisa e elegante, Claire Keegan faz uso de poucas palavras para criar um impacto máximo. Keegan tem uma rara habilidade de observar e descrever o mundo ao seu redor, com atenção meticulosa a detalhes psicológicos. Seus personagens e histórias são profundamente enraizados na realidade, explorando temas sociais e históricos relevantes.
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
01:13:05
Lançamento: "A condição precária da arte: corpo e imagem no século XXI" de Luiz Cláudio da Costa
A conversa será entre o autor, a autora do texto de orelha Christine Mello, o autor do prefácio Emerson Dionísio e a artista da capa Inês de Araújo. Mediação de Nanni Rios! 👥 Lançamento realizado em parceria com a @livrariabaleia e transmitido no canal da livraria no YouTube e também via Facebook. 📲 Deixamos com vocês um trechinho do texto de orelha de Christine Mello. ✍🏼 "A maneira como trata da condição precária da arte, assunto central deste livro, evidencia a sutileza e originalidade de sua abordagem. A precariedade pode, sim, falar sobre as práticas artísticas no século XXI, tanto quanto ser considerada um novo conceito de existência, como enunciado por Lygia Clark desde 1963, mas, para Luiz Cláudio, a questão é compreender: 'Na prática artística desde então, a precariedade diz respeito à força da falha que move o desejo, deslocando representações e demandando do outro um gesto, uma ação, um ato da imaginação. Nesse sentido, a precariedade estética alça dimensão política'."
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
01:10:54
Lançamento: UMA EXPOSIÇÃO de Ieda Magri
Ieda Magri conversa com Bárbara Krauss, Beatriz Resende e Giovanna Dealtry sobre o livro UMA EXPOSIÇÃO, lançado em dezembro de 2021 pela Relicário Edições. (mediação: Nanni Rios) Sinopse: Uma mulher de 40 anos revisita a família e participa do processo de preparação dos alimentos para uma grande festa. Entre as imagens da infância camponesa e do presente, ela se coloca simbolicamente no lugar do animal sacrificado e faz o exercício, com Elizabeth Costello, personagem de Coetzee, de ver o coração como “lugar de uma faculdade, a simpatia, que, às vezes, nos permite partilhar o ser do outro”. Uma exposição é tanto uma curadoria do material recolhido nessa viagem quanto o dar-se a ver numa situação familiar e incômoda. “Numa espécie de lapso, não dura mais que um segundo, projeto a imagem do meu próprio corpo no lugar do corpo do boi. Estremeço ao me ver sem pele, sem entranhas, mas lembro da inconsciência e o tremor passa, o horror não se instala.” O livro está à venda na Livraria Baleia!
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
01:02:15
Lançamento: O MAR DE MANU de Cidinha da Silva
Vem aí um livro novo de Cidinha da Silva: O mar de Manu 🤩 A história poética do menino que pescava estrelas se passa entre três países não banhados pelo mar, regiões irmãs que tiveram povos separados pelo colonialismo: Níger, Burkina Faso e Mali. Povos islamizados abundam entre esses três países. Os Tuareg habitam o imaginário de todo mundo por ali, são povos nômades, seculares. Na vida de Manu, o personagem principal, podemos ver um pouco da cultura e das tradições dos povos da região. O evento de lançamento (online) será no dia 9/12 às 18h ao vivo com transmissão pelo Youtube/Facebook da Baleia e terá a participação da autora e dos convidados: Natalia Borges Polesso, Jeferson Tenório e Anderson Feliciano, com mediação de Nanni Rios 🐋 O livro está em pré-venda em livrariabaleia.com.br e a autora vai autografar cartões postais, que serão enviados junto com os livros 💘
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
01:02:25
Conversa sobre OS ANOS de Annie Ernaux
Paulo Roberto Pires, Nanni Rios e Léo Tavares conversam sobre o livro “Os anos”, de Annie Ernaux, em mais uma parceria da Baleia com a @fosforoeditora 🔥 → OS ANOS: Finalista do International Booker Prize e vencedor dos prêmios Renaudot, na França, e Strega, na Itália, “Os anos” é uma meditação filosófica poderosa e uma saborosa crônica de seu tempo. Pela prosa original de Ernaux, vemos passar seis décadas de acontecimentos, entre eles a Guerra da Argélia, a revolução dos costumes, o nascimento da sociedade de consumo, as principais eleições presidenciais francesas, a virada do milênio, o 11 de Setembro e as inovações tecnológicas, signo sob o qual vivemos até hoje. 📚 Paulo Roberto Pires nasceu em 1967, no Rio de Janeiro. É jornalista, editor, escritor e professor da Escola de Comunicação da UFRJ. É autor de "Se um de nós dois morrer" (2011) e "A marca do Z: a vida e os tempos do editor Jorge Zahar" (2017), entre outros livros. Escreveu sobre literatura no Jornal do Brasil, em O Globo e na revista Época, e foi editor de livros na Planeta, na Ediouro e na Agir. Atualmente, é editor da serrote, revista de ensaios do Instituto Moreira Salles e é colunista da revista literária Quatro Cinco Um. 📚 Léo Tavares nasceu em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, e hoje vive e trabalha no Distrito Federal. É doutor em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Pesquisa a relação entre a palavra e a imagem. Participou de mostras coletivas no Brasil, em Portugal e na Espanha, e realizou as exposições individuais Não Só Com As Imagens (Aliança Francesa, Brasília, 2018), Jogo de Evocação (Espaço Sala de Estar, Cidade do Porto, 2017) e Narrativas Fronteiriças (Galeria de Bolso da Casa da Cultura da América Latina, Brasília, 2016). É autor dos livros de contos “O congresso da melancolia” (Urutau, 2021), “Ruibarbo do deserto” (Patuá, 2019) e “Os doentes em torno da caixa de Mesmer” (Modelo de Nuvem, 2014, prêmio Contista Estreante, pela FestiPoa Literária, de Porto Alegre). → "Os anos", de Annie Ernaux, está à venda na Baleia com 10% de desconto!
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
01:06:25
Maria Homem e Manuela D'Ávila conversam sobre O LUGAR de Annie Ernaux
Maria Homem e Manuela d’Ávila conversam sobre o livro "O lugar" de Annie Ernaux, com mediação de Nanni Rios. O evento online será transmitido ao vivo pelas redes da Livraria Baleia. Sobre “O lugar”, de Annie Ernaux: nesta autosociobiografia, uma das mais importantes escritoras vivas da França se debruça sobre a vida do próprio pai para esmiuçar relações familiares e de classe, numa mistura entre história pessoal e sociologia que décadas mais tarde serviria de inspiração declarada a expoentes da autoficção mundial e grandes nomes da literatura francesa, como Édouard Louis e Didier Eribon. O resultado é um clássico moderno profundamente humano e original. MARIA HOMEM é psicanalista e pesquisadora do Núcleo Diversitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e professora da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Tem pós-graduação em Psicanálise e Estética pela Universidade de Paris VIII/Collège International de Philosophie e pela FFLCH/USP. É colunista da Folha de S.Paulo e autora de “Lupa da alma” (Todavia, 2020), “Coisa de menina?” (Papirus 7 Mares, 2019), “No limiar do silêncio e da letra” (Edusp/Boitempo, 2015), entre outros. MANUELA D'ÁVILA é jornalista, mestre em Políticas Públicas, escritora e presidente do Instituto “E Se Fosse Você?” de combate a fake news. NANNI RIOS é jornalista, produtora cultural e livreira, assina a curadoria de livros e atividades da Livraria Baleia. “O lugar” e "Os anos", de Annie Ernaux, estão à venda na Baleia com 10% de desconto!
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
01:18:02
"O Treze de Maio e outras histórias do pós-abolição" de Astolfo Marques
Um ciclo de eventos em parceria com a editora Fósforo sobre quatro livros lançados neste ano. Serão quatro encontros incríveis com convidados especiais. O primeiro será no dia 16/11, às 19h, no canal do YouTube da Livraria Baleia, sobre o livro “O Treze de Maio e outras estórias do pós-Abolição”, de Astolfo Marques. Participam da conversa o organizador do livro, Matheus Gato, o escritor Jeferson Tenório, a pesquisadora Fernanda Miranda, com mediação da curadora e livreira Nanni Rios. Não perca! _ Pela primeira vez reunidos em livro, os textos de “O Treze de Maio e outras estórias do pós-Abolição” apresentam mais de perto aos leitores contemporâneos a Abolição da escravidão, a Proclamação da República e os costumes, hábitos e festejos da cultura popular brasileira do período – alguns dos principais temas abordados pelo maranhense Astolfo Marques. Esta antologia oferece a oportunidade rara de cotejar o significado de importantes transformações da sociedade brasileira do ponto de vista de um intelectual negro situado na periferia do Brasil moderno. O livro conta com um ensaio de apresentação de Matheus Gato e um prefácio de Paulo Lins, autor do consagrado romance “Cidade de Deus”. _ Matheus Gato é professor do Departamento de Sociologia da Unicamp, pesquisador do Núcleo Afro/Cebrap e coordenador do BITITA: Núcleo de Estudos Carolina de Jesus (IFCH-Unicamp). Em 2020, publicou o livro “O Massacre de Libertos: sobre raça e república no Brasil”. Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutorando em teoria literária pela PUCRS. Estreou na literatura com o romance “O beijo na parede” (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. Também é autor de “Estela sem Deus” (2018) e “O avesso da pele” (2020), seu romance mais recente, publicado pela editora Companhia das Letras. Fernanda Miranda é doutora em letras pela Universidade de São Paulo, sua tese recebeu o Prêmio Capes de Teses 2020 e foi publicada pela Editora Malê sob o título: "Silêncios prEscritos: estudo de romances de autoras negras brasileiras (1859-2006)". É professora adjunta de literatura na UNIFESSPA. _ “O Treze de Maio e outras estórias do pós-Abolição" está à venda na Livraria Baleia com 10% de desconto!
Ver mais
AGENDA COMPLETA
bottom of page