GÊNERO, PERFORMATIVIDADE E POLÍTICA 

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE JUDITH BUTLER

O curso pretende proporcionar às pessoas interessadas uma passagem por alguns conceitos-chaves desenvolvidos ao longo das obras de Judith Butler. A proposta é apresentarmos um panorama bastante introdutório de sua produção e enfrentarmos o pensamento criterioso dx filosófx relacionado aos conceitos de gênero, performatividade e política. Essas expressões não serão utilizadas como módulos de captura, ao contrário, nos servirão como rotas de fuga e nos fornecerão enquadramentos interpretativos para as demais contribuições ético-filosóficas vinculadas à vulnerabilidade, à precariedade, à violência estatal, à não-violência e às esferas públicas de aparição.  Assim como, esses feixes conceituais nos darão suporte para pensarmos permanências e transformações no pensamento de uma das pessoas mais importantes na produção do pensamento crítico do século XXI.

Encontro 01 (8/11 das 18h30 às 21h30)
Gênero: corpos-matéria-em-repetição


Encontro 02 (22/11 das 18h30 às 21h30)
Performatividade: corpos-precários-em-subversão


Encontro 03 (29/11 das 18h30 às 21h30)
Política: corpos-políticos-em-aparição


Encontro 04 (6/12 das 18h30 às 21h30)
Encerramento com Carla Rodrigues

DATAS

8/11, 22/11, 29/11 e 6/12

segundas-feiras

das 18h30 às 21h30

VALORES

R$380,00

à vista no Pix/boleto

ou em até 3x no cartão

2.png

Fernanda Martins é doutora em Ciências Criminais pela PUCRS, mestre em Teoria, Filosofia e História do Direito pela UFSC, bacharela e licenciada em História pela UFSC e bacharela em Direito pela Univali. Feminista e investigadora do dispositivo transnacional Laboratoria: espacios de investigación feminista; organizadora da coleção Estudos feministas por um Direito menos machista , autora do livro Feminismos criminológicos (Tirant 2021) e diretora da plataforma de ensino e internacionalização Terceiro Andar e professora do curso de Direito e do Mestrado em Direitos Humanos da UniRitter.

1.png

Carla Rodrigues é doutora e mestre em Filosofia pela PUC-Rio, professora e pesquisadora no Departamento de Filosofia da UFRJ, onde vem se dedicando ao estudo do pensamento da filósofa Judith Butler e coordena o projeto Epistemologias Feministas. É autora, entre outros, de Duas palavras para o feminino – hospitalidade e responsabilidade – sobre ética e política em Jacques Derrida (NAU/Faperj, 2013), Coreografias do feminino (Editora Mulheres, 2009), O luto entre clínica e política - Judith Butler para além do gênero (Autêntica, 2021).

bibliografia

BUTLER, Judith. A força da não violência: um vínculo ético-político. São Paulo: Boitempo, 2021. 
BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte:    Autêntica Editora, 2017.
BUTLER, Judith. Atos performáticos e formação dos gêneros: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (Org) Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BUTLER, Judith. Corpos que importam: sobre os limites discursivos do “sexo”. São Paulo: N-1, 2019.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2009.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: Crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. 
MARTINS, Fernanda. Feminismos criminológicos. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2021. 
RODRIGUES, Carla. Duas palavras para o feminino: Hospitalidade e responsabilidade – sobre ética e política em Jacques Derrida. Rio de Janeiro: Nau, 2013.
RODRIGUES, Carla. O luto entre a clinica e política: Judith Butler para além do gênero. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

LIVRARIA

Inscritas/es/os no curso têm 10% de desconto em livros relacionados