

Psicanálise, literatura e racialidade
horário e local
28 de jun. de 2025, 18:00 – 20:00
Porto Alegre, R. dos Andradas, 351 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90020-000, Brasil
sobre o evento
No dia 28/6 (sábado) a Baleia recebe Eliane Marques, Priscilla Machado de Souza e Taiasmin Ohnmacht para um bate-papo sobre psicanálise a partir de suas próprias experiências de racialidade na clínica e na literatura 📚
O encontro marca o lançamento do livro "Também existem os tambores: outras gramáticas entre racialidade e psicanálise" (@editoradiscurso) de Taiasmin Ohnmacht.
ELIANE MARQUES é poeta, romancista e tradutora. Autora de "Relicário" (Grupo Cero, 2009), "e se alguém o pano" (Escola de Poesia, 2016, prêmio Açorianos), "O poço das marianas" (Escola de Poesia, 2022, prêmio Minuano) e "Louças de família" (Autêntica Contemporânea, 2023, prêmio São Paulo de Literatura).
PRISCILLA MACHADO DE SOUZA é membro da APPOA, mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS), doutoranda (UNR, Argentina) e docente de pós-graduações em psicanálise. Autora dos livros "A função po-ética na psicanálise: sobre o estilo nas psicoses" (Criação Humana, 2018) e do infantojuvenil "A história da menina Poesia"…