Novas cartas portuguesas ~ 50 anos
Bate-papo com a professora e pesquisadora Gabriela Silva sobre os 50 anos das "Novas cartas portuguesas" e sua publicação no Brasil, no mês em que a Revolução dos Cravos completa 50 anos.
horário e local
25 de abr. de 2024, 19:00
Livraria Baleia, R. dos Andradas, 351 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90020-000, Brasil
sobre o evento
Novas cartas portuguesas é uma experiência arrebatadora, uma obra transgressora que marcou a Revolução dos Cravos e a vida das mulheres em Portugal e no mundo.
Este livro tem tanto de gênio literário quanto de resistência ao Portugal fascista de 1971. Partindo da obra Lettres portugaises, um clássico romance epistolar do século XVII, as “Três Marias” (como ficaram conhecidas as escritoras Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa) constroem uma espécie de coletânea pessoal. Subvertendo o conceito tradicional de autoria, elas vão se escrevendo cartas, contos, ficções, poemas, ensaios, que compõem um todo dificilmente categorizável e extremamente inovador. Reclamam em seus textos o direito à plenitude da existência política, econômica, social, cultural e sexual das mulheres. E fazem-no de uma forma, a todos os níveis, revolucionária.
Para conversar sobre o livro e a efeméride dos 50 anos de sua publicação, a Baleia recebe a professora e pesquisadora Gabriela Silva.